Nosso Trabalho

As práticas desenvolvidas no IKMC foram estruturadas em três núcleos interdependentes que atuam conjuntamente:

NÚCLEO A: 

   ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL À FAMILIAS (E CUIDADORES) EM SITUAÇÃO DE RISCO, CONFLITOS, OU VIOLÊNCIA:  Os atendimentos são realizados na sede do IKMC de segunda a sábado, bem como, no Conselho Tutelar Sul onde dispomos de uma sala para a realização de atendimentos. Os atendimentos são gratuitos e as famílias chegam até o instituto através do encaminhamento realizado por Órgãos Públicos, tais como: Ministério Público; Poder Judiciário (Vara da Infância e da Juventude, Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Setor Psicossocial, PAJUR – Programa de Justiça Restaurativa, Núcleo de Adoção, CEJUSC)CAPS I; CRAS Estrela D’Alva; Conselhos Tutelares; Indicação de terceiros.

NÚCLEO B:

   FORMAÇÃO E ESTUDO DA FAMÍLIA: Os profissionais e voluntários que realizam atendimentos no IKMC estão em treinamento no Curso de Formação em Terapia Familiar oferecido pelo Instituto. As aulas ocorrem mensalmente, e visam proporcionar um espaço de encontros multiprofissionais para motivar e complementar a formação técnica em atuação clínica com famílias, e ainda produzir efeitos multiplicadores de técnicas de trabalho atualizadas, como a técnica narrativa, efetivamente auxiliando de forma ágil as famílias em atendimento.  O curso é disponibilizado para profissionais que atuam com famílias na rede pública e privada de atendimentos, que estão em busca de formação teórico/prática específica em atendimento  a família).

NÚCLEO C:

   INTEGRAÇÃO À REDE DE ATENDIMENTO: Buscamos mapear e participar da rede de atendimento através do envolvimento com os meios formadores de políticas públicas, na tentativa de obter uma compreensão maior das leis que normatizam e princípios norteadores que permeiam todas as condutas relacionadas à temática da família. Além disso, são realizados encaminhamentos para rede caso observamos necessidade, bem como atendimento local, a fim de identificar os recursos da comunidade em que as famílias estão inseridas.